CPA

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO

 

As razões de ordem legal, pedagógica e administrativa justificam a necessidade de um projeto de autoavaliação institucional que permita captar, de um lado, o movimento institucional e, por outro, propiciar dados e informações que se constituem como ferramentas para os gestores para uma análise crítica e estratégica do Desenvolvimento Institucional da IES.

 

Desta forma, a CPA da FVP atende a Nota Técnica INEP/DAES/CONAES nº 065.

 

Para a CPA – Comissão Própria de Avaliação da FVP, o projeto de autoavaliação deve ter, antes de tudo, as condições para a elevação do padrão de qualidade da IES, apontando novos rumos e a necessidade de agregar ações que possibilitem uma visão de conjunto da Instituição para caminhar em direção a um planejamento sistematizado e subsidiado pelos resultados do processo avaliativo.

 

Nesse sentido, o Projeto de Autoavaliação da CPA preocupa-se em tornar a prática da autoavaliação uma ação norteadora na tomada de decisões gerando, desta forma, reflexão permanente dos atores que compõem a instituição: alunos, professores, colaboradores e sociedade externa.

 

Pretende-se, ainda, que tais ações fortaleçam as relações da Instituição com a sociedade civil, ao enfatizar o caráter democrático, a partir dos seus cursos e de todas as outras atividades acadêmicas e culturais.

 

A partir da elaboração dos questionários, haverá parâmetros para analisar os dados obtidos, os quais serão elaboradas estratégias para conhecer melhor a Instituição, que apontarão uma visão compartilhada da FVP.

 

Assim, o Projeto de Autoavaliação que ora apresentamos foi elaborado com o objetivo de implementar, sistematizar e consolidar um processo avaliativo que já se consolidou na FVP, de forma contínua, integrada e participativa da comunidade acadêmica, respeitando-se as especificidades de cada grupo de atores.

 

 

O QUE É CPA?

OS OBJETIVOS DA CPA:

Sensibilizar continuamente a comunidade acadêmica sobre a importância das Avaliações Internas na FVP

  • Construir uma metodologia de avaliação que permita aos diferentes órgãos e níveis da administração universitária desenvolver, de forma sistemática e contínua, projetos de auto avaliação;
  • Sistematizar os resultados da autoavaliação de modo que possam ser considerados no processo de planejamento e gestão institucional;
  • Promover o retorno do processo avaliativo aos docentes, discentes, gestão da IES, corpo técnico-administrativo e sociedade civil.

 

PARTICIPAM DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL:

Discentes/ Docentes/ Gestores de curso/Corpo Técnico/Sociedade Civil

 

PERÍODO DE APLICAÇÃO:

A Avaliação Institucional é aplicada semestralmente nos meses de junho e novembro. Durante todo o ano/semestre letivo a CPA promove ações que buscam avaliar diferentes elementos da estrutura acadêmica e física da FVP.

 

LEGISLAÇÃO:

Lei_N0_10.861_2004 (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/lei/l10.861.htm)

 

 

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2021