O CEI é um espaço em um prédio com localização próxima a FVP que proporciona aos alunos dos cursos de Administração a possibilidade de contato real com a prática.

O prédio possui escritórios modelo, salas de reunião, salas de aula e toda a estrutura necessária para que os alunos possam desenvolver na prática atividades relacionadas ao tema empreendedorismo e inovação, além dos outros conhecimentos abordados em seus cursos.

O CEI
– Centro de Empreendedorismo e Inovação presta serviços aos empreendedores ou futuros empreendedores da Comunidade, além do auxílio em projetos de Gestão para pequenas e médias empresas proporcionados por alunos e professores.

Para os alunos e professores , o espaço proporciona a interação com a população do bairro da FVP para que, em uma expectativa de responsabilidade social, possam auxiliar a comunidade carente na melhoria da qualidade de vida a partir da regularização e suporte.
Visando a melhoria da qualidade de vida presente e futura da sociedade, a FVP tem implantado como órgão colegiado o Conselho de Responsabilidade Social e Sustentabilidade.

Trata-se de um grupo de professores e alunos responsáveis por constituir e executar junto aos acadêmicos, colaboradores da FVP e comunidade externa, projetos de sensibilização e de efetivação de ações no que diz respeito a Responsabilidade Socioambiental.

Os projetos incluem também ações de contato com os órgãos públicos visando a melhoria da acessibilidade ao cidadãos com necessidades especiais ou dificuldades de mobilidade.
As ações se estabelecem a partir de campanhas de arrecadação, campanhas de sensibilização e integração das comunidades interna e externa a partir do uso de tecnologias sociais geradas pela FVP e parceiros, viabilizando a capacitação de multiplicadores acadêmicos e comunitários.
As ações refletem diretamente na geração de renda, qualidade de vida e desenvolvimento das comunidades, afinal são promovidas ações de respeito ao meio ambiente, inclusão social e desenvolvimento sustentável, com vistas à melhoria contínua do desempenho socioambiental, promovendo ações educativas junto a seus alunos, fornecedores, parceiros e colaboradores.

Há que se destacar que o Conselho representa importante canal de comunicação com as comunidades externas, conhecendo cada vez mais suas necessidades, e atuando fortemente no combate à fome e à miséria.
Semestralmente, haverá metas do planejamento do Conselho a serem alcançadas no que diz respeito a formação de multiplicadores que devem ser capacitados na FVP , mediante a realização de cursos, oficinas e palestras. Faça parte você também dessa força conjunta por uma vida melhor!!
A Clínica Escola da FVP é um espaço de aprendizagem em nível prático localizado em um prédio bem localizado e próximo a nossa Faculdade.

Trata-se de um Centro de Promoção e Prevenção de Saúde e Atendimento Psicossocial constituído, inicialmente, para atender aos cursos de Enfermagem e Serviço Social da FVP.
O espaço conta com estrutura que simula o atendimento médico hospitalar em todos as suas nuances e aspectos. Além disso, no mesmo espaço, os alunos da área de saúde têm aulas de anatomia e fisiologia.
A Clínica conta também com uma enfermaria e uma sala reservada para o atendimento em assistência social para auxiliar a comunidade mais carente do entorno da clínica.
Junto a Clínica há salas de aulas nas quais os alunos podem ter aulas teóricas e, ao mesmo tempo, utilizar tais espaços para palestras de orientação e prevenção a saúde voltadas para a população do bairro.

MISSÃO DA CLÍNICA ESCOLA
Contribuir para formação de profissionais da área da saúde e assistência social comprometidos com as necessidades e anseios da população, capaz de desenvolver o ensino, a pesquisa e a extensão, ao mesmo tempo em que auxilia na atuação ativa na melhoria das condições de vida da comunidade.

OBJETIVOS DA CLÍNICA ESCOLA
Proporcionar aos alunos dos cursos de Enfermagem, Serviço Social e Psicologia o necessário encontro com a prática profissional desde o início dos seus cursos.
Proporcionar um ambiente terapêutico adequado aos usuários que buscam assistência em atendimento à saúde e assistência psicológica e social.
Manter um elevado padrão de qualidade no atendimento aos usuários através do planejamento, execução e avaliação do processo de trabalho;
Atender à população da região de inserção da FVP, seu público alvo, com relações humanizadas no trabalho, centradas no acolher, escutar, informar e atender às necessidades primárias de saúde e psicológica de maneira satisfatória, bem como encaminhar e acompanhar os usuários aos órgãos públicos de assistência social proporcionando assim uma melhoria da qualidade de vida.
Oferecer atendimento de saúde e psicossocial aos membros da comunidade, dentro das normas vigentes no país para Clínicas Escola e de acordo com as modalidades oferecidos segundo as suas possibilidades.
Ofertar palestras e campanhas nas áreas de saúde, direito e assistência social para a comunidade interna e externa da IES.

CARACTERIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DA CLÍNICA ESCOLA
O curso de Enfermagem atuará com atividades educativas e palestras, além de consulta de Enfermagem à criança (Puericultura); consulta de Enfermagem gineco-obstétrica; consulta de Enfermagem gerontologia (idoso); consulta de Enfermagem ao hipertenso e diabético e visita domiciliar (mulher, criança e idoso).
A FVP tem plena consciência de que vivemos uma era em que é impossível vivermos e aprendermos sem a inclusão e o acompanhamento das inovações que as TIC – Tecnologias de Informação nos proporcionam.

Dessa forma, a FVP , em conjunto com os seus professores e coordenadores, predispõe-se a propiciar a seus alunos meios de estudo que estejam em sintonia com o tempo atual. Afastada a dicotomia curso a distância e curso presencial, evidencia-se cada vez mais a presença das TIC’s como ferramentas que permitem a professores e alunos otimizarem tempo e esforço no desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem e se apropriarem assim de novas linguagens e representações que cada vez mais estão ao seu alcance.

No ambiente universitário da FVP os alunos dos cursos regulares, recebem já na matrícula de seus respectivos cursos as senhas para usufruírem dos benefícios do acesso ao AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem no qual estão alocados os seguintes laboratórios virtuais de experimentos e simulações:

  • Laboratório Virtual de Anatomia
  • Laboratório Virtual de Física
  • Laboratório Virtual de Psicologia
  • Laboratório Virtual de Química
A FVP oferece um programa pedagógico de monitoria, traduzindo numa atividade de preparação do aluno para o desenvolvimento de habilidades relacionadas às atividades de ensino, visando intensificar e assegurar a cooperação entre professores e estudantes nas atividades básicas da vida acadêmica universitária.

A monitoria é uma ótima oportunidade para que o aluno possa enriquecer seu currículo, aprofundar os conhecimentos e adquirir horas complementares.

Ser monitor é auxiliar o professor e os estudantes nas atividades práticas do semestre, nas pesquisas para elaborar o conteúdo programático, na elaboração do material didático e no atendimento dos alunos.

Para ser monitor é preciso ser aluno regular, ter tirado no mínimo nota 7 na disciplina que irá monitorar e fazer a inscrição no processo seletivo. A monitoria pode ser não remunerada ou remunerada. Cada curso recebe 5 bolsas remuneradas por semestre. Se o aluno não receber nenhum outro benefício social (FIES, PROUNI, BOLSA MÉRITO ETC), pode concorrer a uma delas.

A monitoria é o momento ideal para o aluno começar a preparação para a Pós-Graduação ou para a docência, além da valorização profissional, da certificação também conta pontos nos processos seletivos.
Na FVP existe um grupo colegiado formado por professores e profissionais da área de TICs responsáveis por pesquisar, apresentar e implantar novas tecnologias que contribuam no ensino-aprendizagem dos cursos de Graduação e Pós-Graduação.

O Conselho é formado por um grupo multidisciplinar que é responsável também pela capacitação dos professores que se tornarão multiplicadores das novas tecnologias incorporadas ao ensino superior.

Esse grupo de professores tem a responsabilidade de participar semestralmente do seminário pedagógico geral, apresentando as novidades no que concerne aos suportes tecnológicos inovadores e das novas metodologias de ensino-aprendizagem.