Professora Claudineide Cristian

Coordenadora de Pedagogia


CURSO:

Licenciatura em Pedagogia

Ato Autorizativo: Portaria Ministerial nº 157, de 29 de março de 2019

O curso de Pedagogia prepara o profissional na função de mediar o trabalho pedagógico, agindo em todos os espaços escolares para a transformação da prática escolar. A atuação do pedagogo é importante e necessária, pois busca garantir por meio da efetivação do processo ensino-aprendizagem, uma educação de qualidade. Esse processo se dá num contexto de relações sociais, onde o pedagogo assume o papel de mediador, articulando as relações com seus alunos, tornando-os protagonistas do próprio conhecimento. Deve ter como princípio do seu trabalho a gestão democrática, o trabalho coletivo, ética profissional e comprometimento político pedagógico.

O pedagogo exerce diversas funções, as duas principais áreas de atuação são o magistério e a administração escolar.
Assim, a formação em Pedagogia possibilita que o profissional atue como professor na Educação Infantil, no Ensino Fundamental I e em funções voltadas à Gestão Escolar, como Supervisão, Direção ou Orientação Educacional. As funções também envolvem a metodologia de aplicação do currículo escolar, onde busca encontrar a melhor forma para ensinar, estando sempre atualizados em relação aos novos conhecimentos da área, procurando estimular a participação da comunidade escolar no cotidiano. O trabalho do pedagogo, no entanto, não é restrito apenas às instituições de ensino, pode também ser desenvolvido em presídios, orfanatos, hospitais, clínicas de psicologia, ONG's e empresas de educação à distância. Nessas áreas, as funções do pedagogo envolvem a Educação Especial, Pedagogia Empresarial, Pedagogia Hospitalar, Orientação Vocacional, elaboração de materiais didáticos, Coordenação de ações, Programas em ONG's e Gestão de Ensino. Para ser um Pedagogo de sucesso, em qualquer área, é preciso, antes de gostar de ensinar, gostar de aprender. Lidar diariamente com o processo de aprendizagem dos alunos é uma forma de aprendizado, de conhecimento.

PERFIL DO EGRESSO:

Ao final do Curso de Licenciatura em Pedagogia, a FVP almeja ter como resultado “um professor-pedagogo competente, flexível, adaptável e polivalente compreendido em sua área de atuação como um profissional não fragmentado, capaz de desenvolver as competências necessárias para atuar como docente na Educação Infantil, anos Iniciais do Ensino Fundamental e Ensino Médio na modalidade EJA – Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial e Inclusiva e a condição de ser um competente e inovador gestor pedagógico em Instituições Escolares e não escolares, assim como em outras áreas de apoio escolar, incluindo as coordenações pedagógicas e administrativo-escolares que constituem os organogramas das escolas públicas e particulares”.