Professor Inaldo Patrício de Freitas Sevirino

Coordenador


O curso de Ciências Contábeis é responsável pela formação de profissionais contabilistas para atuação no mercado de trabalho com objeto de estudo do patrimônio, das entidades e da pessoa que o administra, seus fenômenos e variações, tanto no aspecto quantitativo quanto no qualitativo, registrando os fatos e atos de natureza econômico-financeira que o afetam.

A contabilidade é responsável pelo processamento e comunicação de informações econômico-financeiras sobre as entidades econômicas, sendo elas empresas públicas ou privadas, com ou sem fins lucrativos. A contabilidade analisa os resultados de uma organização e transmite essa informação a uma variedade de usuários incluindo investidores, credores, gerentes e agentes reguladores. O profissional contabilista é aquele que simplifica as informações econômico-financeiras da sociedade e transmite a informação de forma clara e objetiva para seus usuários. De modo geral o profissional formado em contabilidade é responsável por demonstrar as mutações do patrimônio das entidades, registro e análise de todas as transações realizadas por uma empresa ou órgão público, permitindo dessa forma uma constante avaliação da saúde econômico-financeira. Tendo como premissa o patrimônio econômico das pessoas físicas ou jurídicas, comerciais ou civis, bem como o patrimônio público.

PERFIL DO EGRESSO:

O curso de Ciências Contábeis da FVP deve formar profissionais-cidadãos, com formações generalistas e técnicas, capazes de intervir de maneira responsável, positiva e crítica nas organizações públicas e privadas e na realidade social mais abrangente, a fim de identificar e solucionar problemas nos diversos ambientes organizacionais, considerando a realidade da economia local e regional, bem como ter capacidade e perspectivas inovadora e empreendedora, multiprofissional sempre em consonância com as expectativas socioambientais.